O poder do toque – Massagem ayurvedica.

O poder do toque

Massagem ayurvedica

É algo muito único. Pouca luz, velas acesas, música relaxante. Óleo levemente morno, aconchegante, que faz o corpo todo aquecer e um cheiro sutil de natureza que surge no ambiente. Para quem vai receber, começa um exercício de entrega. Para quem vai fazer, o mais belo gesto de cuidado.

O toque é uma forma muito antiga de estimular e abrir canais de cura. Ter o corpo de alguém para tocar com respeito e carinho é um grande privilégio. Assim, a massagem ayurvedica oferece mais do que uma simples sessão de relaxamento porque ela não se trata simplesmente de fazer as manobras no corpo de alguém como quem segue uma cartilha ou está cumprindo um trabalho, mas sim de estar totalmente presente e atento ao corpo que se toca ali.

Com cuidado e carinho, a massagem cura e transforma. Porque na entrega, há descobertas. E na atenção e presença, há acolhimento e bem estar. Só benefícios nessa relação pura de troca baseada em algo tão simples: o toque. Deixe-se tocar.

“O Toque é uma maneira muito antiga de tratar. Tocar como uma mãe tocaria um filho. Através do toque uma mãe diz ao filho: ‘Viva’. Alguma coisa no toque reforça o nosso desejo de viver. “Cuidar” é invocar o desejo de viver no outro. Trata-se não tanto de fazer alguma coisa por ele, mas de lhe fazer sentir que a sua dor, seu sofrimento e seu medo tem importância. Que tem importância de fato”
[Trecho do livro “
Anticâncer”, de David Servan-Screiber]

A massagem ayurvedica: características, diferenciais e benefícios

No ayurveda existem diversos procedimentos de cura que envolvem massagem (abhyanga, udwartana, shirodhara, garshana, pinda swedana, nasya, bastis etc…).

Vamos falar agora sobre massagem ABHYANGA: é realizada com óleo morno a base de ervas e ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove o bem-estar. Os movimentos da massagem estimulam pontos semelhantes aos da acupuntura e proporcionam inúmeros benefícios físicos como redução dos efeitos do avanço da idade, melhoria na qualidade do sono, nutrição do corpo, estímulo à circulação, melhora a digestão, reduz toxinas entre outros.

Além disso, também há efeitos emocionais dessa combinação do toque com o uso de óleo. As técnicas podem proporcionar sentimentos profundos de estabilidade, entusiasmo e conforto. A Ayurveda considera a massagem tão importante para a saúde quanto uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis.

Outro diferencial da prática de massagem ayurvedica é que cada bio-tipo (dosha) é levado em consideração. Assim, o tratamento é totalmente individualizado e focado nas necessidades e características de cada pessoa. Isso vai definir a escolha e temperatura do óleo, o tipo de manobra assim como as melhores épocas do ano para cada tipo de tratamento. Não sabe qual o seu dosha ou quer entender mais sobre o seu bio-tipo? Clique aqui:

Bio-tipos no Ayurveda – Doshas

Como ritual de cuidado e limpeza do corpo, recomenda-se a realização de uma auto-massagem com o uso de óleo diariamente. Um bom momento para isso é antes do banho e cerca de 10 a 15 minutos são suficientes para que se sintam os efeitos e benefícios da massagem.

A prática diária, no entanto, não descarta a realização de tratamento com profissionais. Para resultados mais poderosos e relaxamento maior, procure um terapeuta ayurvedico para uma sessão de abhyanga. A massagem é indicada para quase todas as pessoas! Nas gestantes recomendamos a partir da décima segunda semana. E é contra indicado receber abhyanga com febre ou gripe.

E permita-se. Entregue corpo e alma a essa prática de cuidado e atenção tão intensa e reconfortante que é a massagem. Afinal, a busca pela cura e pelo nosso bem estar está em nossas mãos.

Simyoga - Nossa Casa

Nossa aconchegante sala de massagem.

MARQUE SUA MASSAGEM NO SIM YOGA!

Duração: 1h

Custo: R$ 180

Agende sua abhyanga no e-mail simyoga.perdizes@gmail.com ou whatsApp 11-96038-5216.

Saúde e Paz,

Simone Saavedra

 

Dhanvantari- O arquétipo da cura no ayurveda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *