Yoga e Saúde Mental

O Yoga é um santo remédio para qualquer ser existente na terra e para uma pessoa com depressão ou ansiedade não seria diferente.

blank

Na nossa escola 90% dos professores trabalham ministrando aulas de Yoga em uma ONG “Espaço Ser Casa Matheus Campos” que é especializada em cuidar de pessoas com transtornos de personalidade, depressão maior, ansiedade crônica e cada um de nós pudemos observar os efeitos da prática regular de Yoga.

Esta prática tem um potencial de desempenhar um papel protetor ou preventivo na manutenção da saúde mental e emocional.

Uma pesquisa da Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos, revela como o yoga age no cérebro. Os autores do estudo descobriram que a prática de uma aula por semana pode aumentar as taxas do ácido gama-aminobutírico, o GABA, um aminoácido que age no sistema nervoso central como um neurotransmissor (substância que faz a comunicação entre os neurônios) nos circuitos do cérebro onde ocorre o processamento das emoções. Isso gera uma química natural, ou seja, onde o próprio corpo as produz, sendo assim praticamente imbatível contra a tristeza e ansiedade.

O neurocientista americano Richard Davidson tem diversas pesquisas sobre o bem-estar e estados de felicidade que são ativados por meditação.

A MEDITAÇÃO está dentro da prática do yoga. O mais interessante disso é que ele coloca a felicidade como uma habilidade que pode ser conquistada, treinada,  assim como fortalecemos nossos músculos na academia de ginástica podemos alterar a maneira como nosso cérebro vem funcionando, a maneira como enxergarmos a vida.

Isso nos mostra uma possibilidade de transformação para qualquer situação que você possa estar passando agora. Sempre existe um caminho!

blank

Uma aula completa de yoga é composta por:

MEDITAÇÃO – Com ela treinamos as capacidades de vivenciar o MOMENTO PRESENTE, o Mindfulness.  E assim direcionar para o tema a ser trabalhão na aula.

 – TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS – Quando aprendemos a ter consciência da respiração podemos evitar uma crise de ansiedade e sair de estados de embotamento causados pela depressão.

– POSIÇÕES PSICOFÍSICAS – E esta parte da prática ensina o aluno a lidar com seus desafios com paciência e determinação, trazendo uma conexão corpo e mente.

– RELAXAMENTO – Ajuda o aluno se sentir pertencente a ele mesmo, a este mundo. O tempo todo estimulamos a valorização da própria companhia. É é na hora que ele relaxa que assimila todas as transformações causadas pela prática e pelo amadurecimento pessoal.

Te convido para iniciar este tão belo caminho de autoconhecimento e cura!

Namastê!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *