Yoga na Educação Infantil

Mais um trabalho de Conclusão do nosso curso de Formação em Yoga com o suporte do Ayurveda feito pela querida aluna Mariana Mussi. Agradecemos muito por tantas contribuições ao Yoga! Parabéns e Namastê! Profas. Rita e Simone.

“Dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em minha vida, aos meus guias espirituais, presentes nas horas das dificuldades, ao meu gato Shiva, que me transforma diariamente e é por Shiva que cheguei até aqui. As professoras que ministraram o curso de formação, especialmente a Simone, que foi uma professora muito importante na minha caminhada do Yoga, onde sempre me espelhei.

Começo a dizer que desde que comecei a praticar Yoga, minha vida se transformou completamente. No início do ano de 2021 vi que tinha muita coisa guardada dentro de mim que eu precisava colocar pra fora. Com o Yoga, comecei a ouvir meu corpo e automaticamente parei de comer carne, me interessei pelas leituras védicas (mesmo não entendendo muita coisa) e me lancei para o mundo. Depois do meu 1o retiro de Yoga com a equipe do Sim, sempre disse que meu sonho seria trabalhar com crianças, talvez porque a minha criança sinta essa necessidade de acolher e dar amor a outras crianças, dizendo que é possível ser quem a gente quer ser de verdade, sem julgamento alheio.

Este trabalho tem por objetivo mostrar como a prática do Yoga desde os anos iniciais da escola, traz diversos benefícios. Estes estão em torno da melhora da capacidade de concentração, foco, redução da ansiedade, flexibilidade, equilíbrio, respiração correta e postura apropriada. O Yoga adequa-se como uma prática que une corpo, mente e respiração e estão conectados a todo o momento. O excesso de informações do mundo atual tem contribuído para o aumento da dificuldade de concentração e atenção dos alunos durante as aulas e a ausência de brincadeiras relacionadas à idade têm se limitado a brincadeiras e aula de Yoga na escola. Os resultados obtidos durante o desenvolvimento do deste trabalho, evidenciaram que a aplicação das técnicas como execução de ásanas (posturas físicas), pranayama (respiração), dhyana (meditação) e yoganidra (relaxamento) são efetivos com o processo de ensino-aprendizagem, ao melhorar a atenção e concentração, harmonização entre os espaços de convivências na escola e melhora da saúde em geral.

Atualmente as crianças como forma de lazer e divertimento, utilizam na maioria das vezes as tecnologias à disposição em seu cotidiano, como jogos eletrônicos, programas de internet, jogos virtuais e redes sociais, deixando de lado as brincadeiras de crianças como correr, pular, se pendurar, se equilibrar e de se movimentar em sua mais simples forma, sendo essas, atividades importantes para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Essa nova forma de lazer pode acarretar em seu desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades relacionadas a coordenação motora, autoconhecimento, concentração, respeito ao colega, dificuldade de socialização, entre outros. Estas atividades naturais do crescimento da criança parecem que ficaram como uma das responsabilidades das aulas de Educação Física nos últimos tempos. Uma alternativa para melhorar este comportamento das crianças e jovens, consequentemente, é a inclusão do Hatha Yoga, visando em todos os níveis educacionais (Fundamental e Médio), nas aulas de Educação Física, a prática desta ciência milenar. Como efeito benéfico da união da mente, corpo e espírito a qual contempla o Yoga, pode-se trabalhar de forma sutil o movimento, o autoconhecimento, o respeito a todos os seres vivos, a empatia, a criatividade, a concentração, a meditação e a respiração.

Percebe-se que estes benefícios trarão para dentro e fora da sala de aula, no relacionamento interpessoal e intrapessoal. O ponto principal é a inclusão do Hatha Yoga nas aulas de Educação Física para que os alunos tenham os benefícios da prática e percebam as mudanças positivas no comportamento e desenvolvimento no decorrer das aulas. O Yoga tem uma relação direta com a educação, sua filosofia e prática tem um conjunto de valores e princípios que fazem com que seja um excelente conteúdo para ser apresentado e incluso nas escolas. Trazendo benefícios não só para os alunos, mas para familiares e corpo docente. É uma forma de autoconhecimento e um acesso para chegar até a criança, pois ela apresenta mais identificação com seus próprios sentimentos. O Yoga é um sistema complexo e completo que teve origem há milhares de anos, na antiga Índia. Conhecido como o mais antigo sistema de desenvolvimento pessoal que integra e equilibra corpo, mente e alma.

Neste único método foram criadas técnicas para manter o equilíbrio que combina exercícios ou posturas físicas (ásanas), técnicas de respiração, concentração, de relaxamento e meditação para trazer ao praticante o desenvolvimento integral e a vivência das qualidades de uma boa saúde, paz, amor e contentamento. Aprender e aplicar estas técnicas e métodos do Yoga desde cedo ajudarão crianças e jovens a enfrentar desafios da vida nas áreas do ser humano, e nas partes corporal, emocional, mental, social e espiritual. Mudanças positivas ocorrem nos hábitos e comportamentos das pessoas que praticam regularmente o Yoga lhes trazendo uma melhor qualidade de vida.

As pessoas buscam o Yoga com o objetivo de obter tranquilidade, equilíbrio, discernimento espiritual e paz interior. Estes são alguns dos benefícios reais do Yoga que a pessoa conquista com a prática constante. Com a vida frenética e caótica que a sociedade vive neste século, alguns hábitos saudáveis ficaram para trás e perdidos no meio deste estresse em que vivem as pessoas, trazendo para suas vidas problemas de saúde, depressão, crises de pânico e ansiedade, problemas cardíacos e demais doenças causadas devido ao estresse. Para amenizar esses sintomas e problemas da vida moderna atual, o Yoga fica em voga devido aos seus altos benefícios físicos, psíquicos, espirituais, sociais, trazendo efeitos sutis sobre a mente, as emoções e o físico. Com a prática do Yoga a pessoa aprende a desenvolver a inteligência espiritual, a afetividade, o autoconhecimento, cuidados físicos e mentais. Os benefícios da prática do Yoga ocorrem através da interação entre postura, respiração e consciência. Diversos estudos apontam para os benefícios dessa prática em adultos, dentre eles, destacam-se melhorias na saúde física, mental, intelectual e espiritual do sujeito. Todas essas melhoras são notadas através do aumento da força muscular, flexibilidade, da melhora da capacidade cardiorrespiratória, além da redução do estresse, ansiedade e depressão, diminuição de dores crônicas e também de significativas melhoras do sono e no bem-estar geral dos sujeitos.

Com tantos benefícios que o Yoga proporciona em uma vida adulta para a busca de tantas melhorias no físico, saúde em geral, psicológico e espiritual, quando tudo parece já estar confuso e obscuro, por que não inserir o Yoga na vida antes mesmo disto acontecer? Por que não inserir as práticas e técnicas do Yoga na educação, no ambiente escolar? A escola, um local propício para o aprendizado, para se relacionar consigo mesmo e com o próximo, local de descobertas, local onde as crianças e jovens serão formadores de opiniões, se depararão com diversos conflitos e dilemas. Ao inserir o Yoga neste ambiente, as crianças e os jovens se beneficiarão de conhecimentos milenares que trarão boa saúde, paz interior, empatia, autoconhecimento, bons relacionamentos com o meio ambiente e todos os seres vivos.

O yoga é um elemento que explora o ser humano em seu sentido completo, corpo- mente, que possibilita ao indivíduo crescer em todos os seus aspectos. A criança pode desenvolver tanto do ponto de vista biológico como social. Por muitos motivos o Yoga é uma prática perfeita para a escola, pois proporciona qualidade de vida, promove a união do cognitivo e afetivo, trabalha o psicomotor e traz conhecimento acerca de si mesmo e do meio em que o cerca e também porque a escola é um ambiente laico e flexível, cultural e multidisciplinar, e o Yoga se encaixa perfeitamente nesta atmosfera agregando aprendizados, conhecimentos e vivências em diversas disciplinas de todos os níveis escolares do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A prática de Yoga ajuda os estudantes a se libertarem dos males que provocam o bullying, um problema atual, grave e recorrente nas escolas. Muitos estudantes sofrem com ataques de bullying e não sabem lidar com a situação e sofrem perante as agressões. O Yoga atua liberando os indivíduos de comportamentos agressivos trazendo a expansão da consciência individual e coloca o estudante no mundo material fortalecendo o lado espiritual, consequentemente trazendo mais clareza mental ajudando-os em seus atos e atitudes a serem melhores cada vez mais e aprendem a ser respeitosos e conscientes com todos os seres humanos, com a natureza e com ele próprio.

As aulas práticas de Yoga para o Ensino Fundamental I e II são simplesmente mediadas pelo professor de forma muito lúdica nestas fases. As aulas para o Ensino Médio não são diferentes das aulas de Hatha Yoga para adultos, de um modo geral. O Yoga desperta curiosidade e criatividade na brincadeira com as posições e o professor tem a oportunidade de ensinar o alfabeto do idioma materno em sintonia com o alfabeto corporal, das posições, neste momento a criança aprende espontaneamente a concentrar sua mente, coordenar seus movimentos, relaxar e até recuperar noites mal dormidas. O grande desafio do professor nesta fase está em desenvolver a inteligência motora do jovem a permanecer imóvel pelo maior tempo possível nas posições, bem como, no relaxamento corporal. O professor deve sempre induzir o jovem na concentração e interiorização mental. Para o Ensino Fundamental, o Yoga deve ser aplicado de forma lúdica, com jogos, dança, músicas, histórias, pintar mandalas, entre outras atividades.

Toda vivência da criança será observada através do exemplo do professor, pois a criança o imita como num jogo lúdico. Deve alinhar práticas junto às teorias. Ensinar os conceitos e condutas do Yoga através de histórias é uma forma de aprendizado. Em todas as fases da vida, o ser o humano está aprendendo de acordo com o meio em que vive. Absorvendo e descobrindo novas coisas. A infância é a idade das brincadeiras e é através delas que a criança se expressa. Com ela, organiza, constrói, destrói e assimila. O lúdico é a forma mais próxima de inserção na realidade das crianças, pois é algo intrínseco ao universo infantil. A disciplina de Educação Física é um agente facilitador com o lúdico, por questões de espaço físico, equipamentos, oportunidade e atividades livres, relevando as circunstâncias e convalidando o espaço lúdico. A criança estabelece relações cognitivas com as experiências vivenciadas, bem como relacioná-las as demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis.

O Yoga na escola assumindo um papel lúdico faria parte de uma pedagogia holística, olhando para o ser individualmente e não deixando também de considerar seu papel na sociedade. O Yoga para crianças é uma forma de educação integral, utiliza uma linguagem lúdica e ainda uma linguagem corpórea-sensorial como suporte para uma aprendizagem sobre si. Os ásanas desenvolvem o intelecto e os sentimentos, e os nyamas e yamas, princípios éticos como a não violência, o cultivo da verdade e de alegria que falam a alma da criança. Deve utilizar bastante a criatividade para as aulas de Yoga para crianças. Devido ao fato das crianças perderem o interesse rapidamente quando uma atividade não está atrativa. Desta forma, podem-se inserir nas aulas atividades, artísticas e manuais, danças, brincadeiras, jogos, contos, histórias, entre outras atividades que o professor possa vir a criar com base na criatividade e relacionada nos conceitos e filosofia do Yoga.

Normalmente as crianças mais novas são mais inquietas, por este motivo as aulas costumam durar cerca de 45 minutos, porém pode-se estabelecer um horário de 60 minutos, mas a prática em si deverá ser entre 30 a 45 minutos, o restante do tempo fica para as atividades de chegada e saída dos alunos.

As aulas para crianças devem ser de uma maneira bem diferente, incorporando posturas e atividades destinadas à atenção dos alunos. As práticas de meditação para as crianças também devem ser criativas, pois é difícil mantê-las quietas, já com alunos mais velhos se torna mais fácil. Como as crianças têm as cartilagens e tendões mais fracos ainda não é indicado um esforço contínuo, por este motivo, as posturas são em forma de sequências rápidas e atraentes. As posturas (ásanas) são trabalhadas através de nomes de animais e elementos que contemplam a natureza, como por exemplo, postura da árvore, postura do cachorro olhando pra baixo, postura da borboleta, entre outros. É preciso ensiná-los que o Yoga não é uma competição e que devemos respeitar os limites de seu corpo. Também é importante ensiná-los a incorporar a respiração com os movimentos das posturas físicas. A apresentação do Yoga para as crianças deve ser feita através de brincadeiras, jogos e não através de lições.

A educação para crianças é um mecanismo para educar e cuidar delas, atendendo questões de segurança, formação e cuidados básicos. Vai além, já que é um espaço onde elas podem desenvolver habilidades, ter diversos tipos de experiências, afetividade, cognição emoção, psicomotricidade e se relacionar com outras crianças, sempre com a orientação e supervisão de professores e demais educadores. É um espaço rico para aprender, a educação para crianças, onde ela pode brincar, socializar e desenvolver, importantes nessa fase e também é um ambiente que se insere o Yoga como um facilitador de aprendizagem dos alunos, ajudando-os com as demais disciplinas. Uma aula de Yoga para crianças além das atividades de movimento que envolve músicas, jogos, histórias, também contempla o respeito e a dignidade pelo nosso meio ambiente, por nós mesmos e por um pelos outros.

Com tantos meios atualmente que causa a ansiedade e o estresse nas crianças e nos jovens, o Yoga se torna um motivo para praticá-lo, pois suas técnicas como práticas físicas, de respiração, meditação, relaxamento, combatem ou ao menos equilibram estes sentimentos ocasionados nesta era da informação, do imediatismo, dos relacionamentos vazios, da falta de empatia, enfim tantos outros problemas que se iniciam mais cedo na vida das pessoas neste século em que vivemos. Observa-se que as crianças e os jovens possuem um estilo de vida sedentário e com uma alimentação deficiente de nutrientes saudáveis para seu desenvolvimento devido a não praticar uma atividade física e na maioria das vezes por não brincarem em espaços que os permitem correr, pular, saltar e se pendurar. Este estilo de vida acarreta em problemas como a obesidade infantil, problemas relacionados à saúde como colesterol alterado, diabetes, triglicérides altas, coordenação motora ruim, dificuldade de relacionar, depressão, crises de pânico, dificuldade no aprendizado, na escrita, na leitura. Aumenta a inquietude, a confusão mental e diminuem a capacidade de se concentrarem e manterem o foco em suas atividades. Estes problemas ocasionaram a preocupação de tomar alguma ação para que este cenário possa mudar. Nos estudos acerca do Yoga, inseri- lo na vida destas crianças e jovens é uma semente que se planta agora para que futuramente os frutos possam ser colhidos, mas que também se colhe os frutos no momento em que estão vivendo.

Conclui se que utilizando as técnicas do Hatha Yoga nas aulas, o professor terá uma aula de qualidade e irá proporcionar para o seu aluno, uma sensibilidade corporal, emocional e mental, organizando os pensamentos, desfazendo tensões, trabalhado tônus muscular, força, coordenação motora, equilíbrio, vitalidade e um melhor relacionamento com todos do ambiente escolar e com isso permitir uma consciência de se autoconhecer. Ao conquistar essas consciências, suas funções motoras serão trabalhadas e fixadas através das práticas psicomotoras educativas fundamentais no conteúdo da Educação Física escolar. O professor terá um papel muito importante nesse processo de ensino de aprendizagem, buscando de forma holística passando por uma devida formação para estar preparado a atuar sobre o desenvolvimento da criança e do jovem. Pode-se afirmar que o Yoga vem ganhando popularidade recentemente devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos praticantes, tanto em aspectos físicos, como em aspectos relacionados à mente, às emoções e ao bem-estar geral. Por esses motivos, a prática de Yoga para crianças e jovens vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas e na literatura”.

“Eu fico com a pureza e a resposta das crianças”!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, R. L. et al. Algumas considerações sobre a utilização de modalidades terapêuticas não tradicionais pelo enfermeiro na assistência de enfermagem psiquiátrica. Revista Latino – Americana de Enfermagem. ,ANDRADE, L.F. Psicomotricidade na Aprendizagem da criança de 2 a 3 anos. Psicomotricidade na criança de 2 a 3 anos. Lins-sp. 2013. BARRETO, S. J. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000. BASSOLLI, R. M. Yoga: um caminho para a luz interior. 3. ed. Campinas. BERGER. Sandra. O Yoga na Escola – Educação Corpo e Mente para Pais e Educadores. São Paulo. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. O Lúdico na Educação Infantil – Jogar, Brincar, uma forma de Educar. Revista de divulgação técnico – cientifica do ICPG, v.1, n.4 p.107-112, mar./2014. DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: ações e reflexões.

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