Ayurveda

“O objetivo da medicina ayurvedica não é apenas trazer mais anos para nossa vida, mas sim mais vida aos nossos anos”.

Para o milenar ayurveda, cuidar do corpo não é apenas uma maneira de garantir a beleza estética. É, acima de tudo, um caminho certo para garantir a saúde física, mental e espiritual. Dessa forma, a tradicional medicina indiana propõe uma série de tratamentos que vão desde hábitos simples e intuitivos (como respirar corretamente, massagens, uso de ervas, dietas, yoga, meditação até desintoxicações mais profundas – mas tudo vai depender do paciente. Isso porque, segundo essa filosofia, cada indivíduo possui uma constituição única, determinada pelo equilíbrio e desequilíbrio das três energias vitais: vata, pitta e kapha. O excesso ou a deficiência dessas características gera alterações patológicas no corpo físico.

ayurvedaO ayurveda é a ciência da vida e pode ser aplicado em todo mundo. Para escolher a técnica adequada, o profissional vai levar em conta os perfis psicológico, físico e metabólico de cada pessoa.

O atendimento ayurvédico inicial inclui questionários e uma avaliação física cuidadosa (com exames de pulso, pele, cabelo, unha, olhos etc.) para verificar eventuais sintomas, definir o dosha e os prováveis problemas existentes.

A seguir, você confere os principais tratamentos ayurvédicos que trabalhamos. Eles podem ser realizados em forma de tratamento e manutenção, quando prescritos pelo médico, ou aplicados de forma avulsa, para fins de relaxamento e rejuvenescimento com o acompanhamento de um terapeuta.

ABHYANGA – Massagem corporal e facial feita na maca que se utiliza do deslizamento das mãos com a aplicação óleo vegetal morno específico para cada bio-tipo.

Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do ayurveda, o abhyanga melhora a circulação do sangue, nutre os tecidos, embeleza a pele, induz ao sono sadio, promove vitalidade, fortalece o sistema nervoso e imunológico, melhora a digestão, reduz toxinas e etc.

SHIRODHARA – “Shiro” significa cabeça e “dhara” fluxo de óleo. Assim como o nome, indica um fluxo contínuo de uma mistura medicinal morna à base de óleos vertida sobre a testa durante 20 a 40 minutos. Esse procedimento induz a um estado mental de relaxamento profundo da mente e do corpo, revitalizando o sistema nervoso central, induzindo o cérebro a freqüências similares a da meditação oferecendo uma oportunidade incrível de autoconhecimento.

SWEDANA – Banho de vapor aquecido medicado. Um banho de vapor herbário é administrado para abrir os poros, aumentar a circulação sanguínea e limpar o organismo. Sua eficácia é aumentada se realizado após o abhyanga.

GARSHANA – Estímulo da pele realizado com uma luva e pós medicinais herbários seguido de massagem. Esse é um tratamento de ervas indicado especialmente para redução de peso.

UDWARTANA – Estímulo da pele realizado com pós medicinais, óleos e massagem. Ideal para redução de peso, essa técnica melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos, diminui a flacidez, remove celulite e toxinas do corpo.

PINDA SWEDA  – Técnica de rejuvenescimento que usa um tipo especial de arroz cozido amarrado em trouxinhas, que são imersas em uma solução de ervas com leite ou óleo morno. As trouxinhas são utilizadas para massagear todo o corpo durante uma hora pelo terapeuta.

NASYA – Administração de óleo medicado através do nariz, limpa as toxinas acumuladas Kapha da região da cabeça e pescoço. Este tratamento é geralmente administrado durante 7 dias.

Benefícios
Melhora da memória e da visão, insônia, excesso de muco na face, envelhecimento dos cabelos, traz clareza para voz, dores de cabeça de origem diversas, perda de olfato e paladar, ombros congelados, enxaqueca, rigidez do pescoço, alergias nasais, pólipo nasal, disfunções neurológicas, sinusite.

Subhamastu sarva jagatam!
(Que todos os seres sejam felizes!)

Ayurveda

Comments are closed