Terapia ayurvedica – Shirodhara

Unknown

Uma das terapias ayurvedicas que mais utilizamos aqui no nosso espaço Sim Yoga é a que chamamos de Shirodhara. Nós como terapeutas visualizamos claramente a expressão de paz dos nossos pacientes no término da sessão, por isso podemos considerar este procedimento como um dos mais poderosos do ayurveda. Saiba mais e permita-se!

Shirodhara é uma forma exuberante e fácil de conseguir calma instantânea e rejuvenescimento. O termo Shirodhara é derivado de duas palavras em sânscrito: shiro, que significa cabeça e Dhara, significando fluir. Ela envolve o fluxo quente e contínuo de óleos medicados na testa, especificamente sobre o ” terceiro olho”. Este é o ponto do chakra logo acima e entre as sobrancelhas e onde é dito ser a sede da consciência humana.

O óleo flui sobre o couro cabeludo, criando uma sensação de bem-aventurança.
Os óleos aromáticos e calmantes fluem num fluxo contínuo durante aproximadamente 30 minutos, dependendo da constituição e desequilíbrio do indivíduo. 

Benefícios do Shirodhara

De acordo com o Ayurveda, o Shirodhara relaxa profundamente o sistema nervoso, diminui o metabolismo, integra a função do cérebro e cria coerência das ondas cerebrais a um estado alfa. Quando o cérebro está sob estresse, a circulação cerebral é comprometida. Como o óleo é derramado na testa, o sistema nervoso é profundamente relaxado. As ondas cerebrais abrandam-se e tornam-se coerentes. Uma vez que o cérebro se acalma, mais energia vital, oxigênio e outros nutrientes fluem com maior liberdade para o cérebro. 

O resultado: melhor funcionamento do cérebro, estabilidade de humor e melhora a capacidade de manipulação do estresse. Com a aplicação sucessiva do Shirodhara, a mente atinge sistematicamente um estado ainda mais profundo de silêncio e a cura acontece. Tratamentos regulares são ditos para aumentar a circulação do sangue no cérebro, melhorar a memória, nutrir o couro cabeludo, incentivar o sono profundo e acalmar o corpo e a mente.

Fonte-toque de saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *