Yoga e Ayurveda – Um projeto para a vida!

Por Fabio Ferandes de Oliveira- Terapeuta Ayurvedico no Sim
Festas de final de ano, férias, carnaval e em breve Páscoa com muito chocolate! São muitos os incentivos para nos tirar de uma rotina saudável!
 
Alimentação inadequada como excessos de frituras, gorduras, carnes, doces e bebidas alcoolicas, soma-se a falta de atividade física e horários desregrados que desbalanceiam, desequilibram o funcionamento fisiológico do nosso corpo. E ai só nos restam suportar os sintomas tão comuns no nosso dia-a-dia, como aumento de peso, constipação, gases, queimação, indisposição, enjôo, azia, sono agitado e insônia, enxaquecas e dores de cabeça, etc…
 
A partir daí surgem dietas e receitas diversas, tais como dieta detox, do tipo sanguíneo, suco verde, e tantas outras receitas que visam restabelecer o padrão normal. Sempre apelamos para soluções imediatistas, aparentemente simples e que podem resolver nossos problemas. Exemplo: hoje vivemos o auge do suco verde, como desintoxicante e emagrecedor.
 
Mas, até quando duram esses nossos esforços? Resposta: até as próximas férias, feriado, final de semana ou em situações diversas de stress. Entramos em um ciclo onde passamos a maior parte do tempo desregulados, tentando administrar os nossos desequilíbrios e somente buscamos uma solução quando a nossa tolerância se esgota ou até desenvolvermos uma doença.  
 
Mas, podemos sim ter uma vida mais equilibrada, com mais consciência do nosso corpo, conhecendo os nossos limites e sabendo respeitá-los. Podemos ter um projeto para a vida em substituto aos pontuais como os projetos para o verão, carnaval, férias, etc…
 
Estamos certos que os ensinamentos milenares do Ayurveda e do Yoga, são capazes de proporcionar uma profunda tranformação no nosso modo de vida e por toda a nossa existência. Através de uma análise de cada biotipo, preconizamos uma rotina especifica que seu organismo precisa para manter-se saudável.
 
Na alimentação serão observados os horários mais adequados para cada refeição e o tipo de alimento que deve compor sua dieta, além do uso de ervas e condimentos, tão comuns em nosso país e com propriedades medicinais tão grandiosas, porém pouco lembrados na nossa rotina.
 
Nos aspectos físicos e emocionais, serão indicados asanas e pranayamas específicos do yoga, além da prática meditativa, tão importante para o equilibrio mental, energético e espiritual.
 
Para completar, alguns tipos de terapias, como o abhyanga, massagem ayurvédica, ou ainda shirodara, além de outros procedimentos, podem ser recomendados como tratamento para o estresse, insônia, fadiga crônica, gordura localizada, inchaços, etc…
 
“O objetivo da medicina ayurvedica não é apenas trazer mais anos para nossa vida, mas sim mais vida aos nossos anos”
 
Namastê!
Sim Yoga-Ayurveda
www.simyoga.com.br 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *