Saudação ao Sol

Surya Namaskara

Surya em sancrito significa “Sol” que é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível, mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskara em sanscrito significa “Saudação”. 
Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o poder maior da Criação que reside em todo o universo e no nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, a luz em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

O Surya namaskara é uma sequência de 12 posições que deve ser executada de preferência pela manhã com entrega e plena consciência. Além disso estes asanas tem o objetivo de energizar em preparação para as atividades diárias. Você pode começar a fazer 2 sequências e aumentar gradativamaente até 12 vezes. Lembrando que qualquer desconforto ou dor deve nos levar a parar o exercício.

Tanto para iniciantes como para praticantes avançados o surya namaskara é extremamente benéfico já que proporciona um ganho rápido de flexibilidade e trabalha de forma intensa o sistema cardiovascular, portanto regula a respiração e concentra a mente, o que produz um equilibrio no sistema psíquico-emocional.

Uma regra da respiração que pode ser utilizada é: sempre que fizer movimentos para cima inspire, movimentos para baixo faça com expiração.

Namaste!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *